Profº Hugo
Martins
Tempo: 2 aulas
(90 minutos)
Série: 1º
ano do ensino médio
Objetivo:
·
Entender
o processo de formação de um ecossistema;
·
Conhecer
a aplicação desse conhecimento no dia a dia;
·
Entender
como determinadas ações humanas atingem diversos seres vivos.
Critérios
avaliativos:
·
Participação
em aula
·
Leitura
do texto
·
Lição
de casa
· Exercícios
Descrição da aula:
Faça
agora:
1- Você
sabe o que é sucessão ecológica?
2- Como
uma floresta se forma?
3- Você
sabe como são formadas as ilhas?
Obs: O “faça agora” é uma atividade que deve ser aplicada
no início da aula, para fazer uma avaliação dos conhecimentos dos alunos sobre
o assunto e integra-los ao conteúdo que será ensinado. Enquanto os alunos
respondem, fazer a chamada e corrigir lição de casa, a atividade deve durar no
máximo 10 minutos.
Introdução sobre o tema:
·
Conversar com os
alunos sobre o tema que será estudado:
·
Perguntar aos
alunos:
- Como o desmatamento afeta a natureza?
- Como as queimadas nos afetam?
·
Cópia do texto “As
sucessões ecológicas”
- Livro: Biologia volume único
- Autor: José Luís Soares
- Editora Scipione
- Página: 321 e 322
·
Desenho:
Utilizar uma imagem sobre sucessão ecológica
·
Leitura do texto e
explicação.
Obs: Duração 70 minutos, caso não conclua o texto, este
continuará na aula seguinte.
Para casa:
1-
A sucessão ecológica ocorre até que se atinja o
estágio final, onde é observada uma comunidade relativamente estável. O produto
final do processo de sucessão é chamado de:
2-
Sucessão ecológica é o nome dado a uma série de
mudanças que ocorrem nas comunidades de um determinado ecossistema. Sobre a
sucessão primária, marque a alternativa correta:
3-
Pesquise e escreva em seu caderno o que
significa “biomassa”.
Referências bibliográficas
0 comentários:
Postar um comentário