Um blog que transmite dicas para melhorar o desempenho do professor eventual em sala de aula, disponibilizando atividades de diversas matérias.

GUIA DE APRENDIZAGEM, 2º BIMESTRE, CIÊNCIAS, 9º ANO (PEI)

GUIA DE APRENDIZAGEM - 2022

Professor(a):___________________

Componente Curricular: Ciências

9º ANO

2º Bimestre / 2022

Justificativa:

O aluno irá conhecer as aplicações das ondas eletromagnéticas tendo foco em tratamentos e procedimentos relacionados à saúde, posteriormente desenvolvendo conhecimento sobre conceitos de genética.


Objetivo:

  • Exercitar a curiosidade intelectual, buscando uma reflexão baseada na ciência.
  • Trabalhar a criatividade e o senso crítico dos alunos em temas atuais.


Objetivo de Conhecimento

  • Radiações e suas aplicações na saúde
  • Hereditariedade
  • Ideias Evolucionistas

Habilidades

 

 

EF09CI07 Identificar e compreender o avanço tecnológico da aplicação das radiações na medicina diagnóstica (raio X, ultrassom, ressonâncias nuclear e magnética) e no tratamento de doenças (radioterapia, cirurgia ótica a laser, infravermelho, ultravioleta etc.).

EF09CI18* Investigar como as Ciências e a Tecnologia influenciam o modo de vida das pessoas quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informações (dados, vídeos, imagens, áudios, entre outros) e argumentar a respeito de uma atitude individual e coletiva, crítica e reflexiva, sobre a natureza dessas informações, os meios de veiculação e princípios éticos envolvidos.

 

EF09CI19* Discutir as relações entre as necessidades sociais e a evolução das tecnologias para a Saúde compreendendo, com base em indicadores, que o acesso à Saúde está relacionado à qualidade de vida de toda a população.

 

EF09CI08 Associar os gametas à transmissão das características hereditárias e reconhecer os princípios da hereditariedade, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.

 

EF09CI09 Discutir as ideias de Mendel sobre fatores hereditários, gametas, segregação e fecundação na transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.

 Competências Socioemocionais

     Intencionalidade e reciprocidade;

     Compartilhar;

     Planejamento e busca por objetivos;

Temas Transversais 
     Meio ambiente;

     Ciência e tecnologia;

     Saúde;

Estratégias Didáticas


Atividades Autodidáticas

      Desenhos;

     Atividades da apostila “currículo em ação”;


Atividades Didático-Cooperativas

     Pesquisa em grupo;


Atividades Complementares 

     Exercícios no caderno;


Princípios e Valores

     Ofertar um ensino de qualidade;

     Espírito de equipe e cooperação;

     Um ensino democratico;


Avaliação

     Participação em aula;

     Trabalho de pesquisa;

     Avaliação diagnóstica;


Referência

 

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.
  • CURRÍCULO AÇÃO;

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.

Translate

Blogroll